NOTURNOS
CÁSSIO VASCONCELLOS
Noturnos
Cássio Vasconcellos
de 19 de outubro e 26 de novembro de 2010
Centro Cultural Correios
São Paulo
Para a estreia do Cidade Galeria, a Brazimage realizou uma inusitada exposição no Prédio Histórico dos Correios, no centro de São Paulo. Com curadoria de Christian Caujolle, a intervenção revisitou a série Noturnos do fotógrafo Cássio Vasconcellos.
A proposta foi ocupar o mezanino do edifício, e seus 48 nichos arquitetônicos, com fotos tiradas pelo artista entre 1998 e 2004 com uma Polaroid, à noite, e que retratam ambientes urbanos vazios na capital paulista, Nova York, Washington, Tóquio e Paris.
O resultado foi uma exposição de grande formato com 1200m² de fotografia, dialogando com uma instalação de 300m² no Vale do Anhangabaú. Foram as primeiras fotografias dessa proporção a ganhar a paisagem de São Paulo depois da Lei Cidade Limpa.
“De Paris à Nova York, de São Paulo à Tóquio e outras grandes cidades, Cássio Vasconcellos reportou emoções tão fortes quanto contraditórias, como a delicada, sutil e sensual matéria da Polaroid lhe permitiu conservar. Um criador ciente do risco da fragilidade do suporte escolhido, para que possamos realmente compartilhar seus sentimentos, em sua absoluta sinceridade, em sua necessidade de salvar – e ver – o imediatismo das luzes captadas.”
Christian Caujolle